quinta-feira, 11 de março de 2010

A corrida Imperialista Séc. XIX

No final do século XIX houve uma grande corrida imperialista das potências e dos paises emergentes com o intuito de conquistar novos mercados de influência na África, na Ásia e na América. Principalmente pelas nações recém surgidas, como Alemanha e Itália.

Em geral o imperialismo somou a força militar com as questões ideológicas. Um exemplo disto foram as invasões que ocorreram na África, o discurso se baseava na idéia de que esta não era considerada um território independente, isso porque não possuía um estado organizado, não possuía um rei, não tinha legislação, entre outras características. Mas na realidade o que atraiu os olhares para a África foi a sua riqueza mineral.

O imperialismo combinou o capital industrial com o financeiro, dando origem aos grandes monopólios, sendo a burguesia e não o Estado seu principal agente e beneficiário.

A França presente na África desde 1830 dominava Argélia, a Tunísia, o Marrocos, o Sudão (África Ocidental), a Ilha de Madagascar e a Somália francesa.

A Inglaterra, liderando o imperialismo realizou o domínio vertical do continente do mar mediterrâneo.

A Bélgica dominou o Congo Belga (Atual Zaire) através da ação do rei Leopoldo II, fato que motivou praticamente a corrida imperialista, gerando a partilha definida na Conferência de Berlim.

Enquanto isso, a Alemanha e a Itália se atrasaram na corrida imperialista por conta da luta pela unificação. A Alemanha conquistou o Camarão, o Togo, o sudeste e o oriente da África. Já a Itália colonizou a região do sudeste da Somália e Líbia, mas não conseguiu dominar a Abissínia (Etiópia).

Como consequência deste atraso a Alemanha e Itália estavam insatisfeitas por possuírem poucas colônias que haviam adquirido. Para piorar esta insatisfação depois de uma conferência internacional, em 1906, foi decidido que o território marroquino seria cedido à França e uma pequena faixa no sudoeste da África à Alemanha. Descontente com a decisão, a Alemanha promoveu conflitos em 1911 e acabaou recebendo da França parte do território do Congo. E como se sabe esta competitividade já tinha estourado com a disputa Franco Prussiana, girando, principalmente, em torno da questão da Alsácia-Lorena, estes territórios franceses foram anexados à Alemanha em 1871.

Esses ânimos seguiram-se e influenciaram a I Guerra Mundial.

5 comentários:

  1. Legal mas como faz pra da Ctrl C Ctrl V com essa pagina azul?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo. Esclareceu minhas dúvidas sobre o assunto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! terei uma prova nesta quinta-feira (16/03) e me ajudou bastante! Gostei bastante do seu blog

    ResponderExcluir