quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Civilização Oriental

--------------------- OS MEDOS E OS PERSAS ---------------------

...O solo da região onde estes dois povos habitaram é pouco fértil. O clima é seco e quente.
...Os medos e os persas pertenciam ao grupo de habitantes dos indo-europeus, porque viviam próximos ao Mar Cáspio. Esses povos se denominavam ários que significa “nobres”.


MEDOS E A FORMAÇÃO DO REINO DA MÉDIA
...No séc. VIII a.C. os assírios estavam no apogeu do seu militarismo e após atacar os medos a dominação foi inevitável. As tribos médicas, inicialmente, eram desunidas. Contudo, perceberam a importância de lutarem juntas contra o invasor assírio. O resultado desta união se deu no séc. VII a.C. Após muitas lutas, os medos conquistaram seu antigo território e formaram o Reino da Média tendo como capital Ecbátana.

...Déjoces foi o primeiro rei medo. Dentre os reis Medos dois deles tiveram destaque:
- Ciáxares (aproximadamente entre 625 a 585 A.C.): com um exército bem armado e disciplinado conseguiu impor o seu domínio aos persas e tentou acabar com o poder dos assírios. Dominou Nínive, destruindo assim com o Império Sargônida.
- Astíages (aproximadamente entre 585 a 548 a.C.): continuou com a política de expansão de seu pai, o Rei Ciáxares, até ser destronado por Ciro – o fundador do Império Persa.


O IMPÉRIO PERSA
...A Pérsia se localizava no sul da Ásia e a leste do Golfo Pérsico. Atualmente, esta região corresponde ao território iraniano.
...Os persas se dedicavam à agricultura e pastoreio. Trabalhavam com o cobre, o bronze e o ouro produzindo armas, armaduras, jóias, mosaicos, utensílios e outros objetos. O comércio por terra era feito até a Fenícia, Egito e Índia. Por mar era feito através do Golfo Pérsico e mares da Índia. ...Os persas eram altos e bons guerreiros.


Mapa acima mostra a extensão do Império Persa.¹

...Nas artes os persas tiveram grande influência dos egípcios, assírios e babilônios. Produziram esculturas decorativas, dentre as mais comuns estavam os touros com asas que lembravam as esculturas assírias.
...A forma de governo persa era a Monarquia absoluta. O primeiro Imperador persa foi Ciro, o grande, reinou de 560 a 529 a.C. Ciro era neto de Astíages e filho da princesa Mandane, casada com Cambises, um príncipe persa. Ciro foi educado por pastores do campo e se tornou, além de um guerreiro, um bom administrador.
...Ciro foi o fundador de Pasárgada e estabeleceu na Pérsia um sistema de correios, claro que era bem diferente do atual. Ciro respeitava os costumes e religião dos povos que dominava.
...Após dominar o Reino da Média seguiu com uma política expansionista de sucesso. Conquistou o Reino da Lídia onde se apoderou da riqueza do rei Creso. Além disso, também dominou a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões gregas da Ásia Menor (atual Turquia) e a Babilônia (recebeu auxílio dos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilônicos). Ao dominar a Babilônia Ciro libertou os hebreus que estavam em cativeiros.
...Ciro morreu em 529 a.C, lutando com os massagetas, nômades da Ásia Central. Seu filho Cambises II conquistou o Egito em 525 a.C. na Batalha de Pelusa, auxiliado pelos fenícios e cipriotas. Tentou também conquistar a Etiópia onde havia muita riqueza. Cambises II faleceu em 523 a.C. numa viagem para Média.

Túmulo construído com blocos de pedra em Pasárgada, no Irã.
Acredita-se que seja o túmulo de Ciro. ²

...O sucessor de Cambises II foi Dario I (521 a 485 a.C.), filho de uma dos conselheiros de Ciro. Dario foi um grande administrador e guerreiro. Em seu reinado a Pérsia dominou a Trácia, Macedônia e a região da planície do Rio Indo. Também combateu os gregos na Primeira Guerra Médica.
...Por conta da dificuldade de administrar o enorme território persa, Dario dividiu seus domínios em satrapias.
...As satrapias eram regiões governadas por representantes do rei (os chamados sátrapas). Eles eram responsáveis pela organização da arrecadação de impostos e podiam recrutar soldados, praticar justiça e realizar obras públicas. As sátrapas tinham o apoio de um secretário geral e um comandante militar. Desta forma Dario conseguiu pacificar seu Império acabando com as confusões nas arrecadações.
...Dario criou uma moeda única (dárico), melhorou o sistema de correios e construiu estradas que ligavam as satrapias às cidades onde morava o soberano. Através destas estradas circulava um grupo de funcionários real que fiscalizavam a quantidade de arrecadação de cada satrapa, eles eram conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”.



A DECADÊNCIA DO IMPÉRIO PERSA
...Durante o reinado de Dario I, o Império Persa atingiu o seu desenvolvimento máximo. Entretanto, no reinado de Dario III (336 a 330 a.C.) o Império Persa caiu em decadência. Este declínio iniciou com a derrota dos persas para os gregos nas Terceira Guerra Médica (468 a.C.), no qual os persas reconheceram o domínio grego sobre o mar Egeu através de um tratado assinado em Susa.
...Durante o governo de Dario III os persas foram dominados pelo rei da Macedônia, Alexandre Magno, que também tinha dominado a Grécia. A conquista se deu durante a Batalha de Arbela (331 a.C.), antiga cidade Assíria, onde o rei Dario III, após ter fugido da luta, foi assassinado pelo sátrapa Besso. Desta maneira, Alexandre Magno assumiu o seu lugar.
...A combinação de um vasto território com as sequências de guerras e má administração dos sucessores de Dario I acarretou na decadência do Império Persa.

RELIGIÃO
...A religião dos persas era chamada de Zoroatrismo ou Madeísmo. Os ensinamentos da religião estavam registrados no livro sagrado Zend-Avesta, que teria sido escrito pelo profeta Zoroastro, também conhecido como Zaratustra.
...Em resumo, os persas tinham fé na oposição entre duas divindades independentes:
Ormuz ou Ahura-Mazda era o deus do Bem. Ormuz foi o criador de tudo que é bom na terra, como o direito, a justiça, a felicidade dos homens, os pássaros, porque vivem na luz, e o galo, que anuncia o dia. Este deus era auxiliado pelos gênios benéficos na luta contra o espírito do mal. Ormuz concedia favores aqueles que não mentissem, não tivessem maus pensamentos, não possuíssem dívidas, cultivassem a terra e fossem chefes de família.
...Arimã era o deus e a fonte de todo o Mal como a escuridão, as doenças, a cobiça, as ofensas, os vícios, os crimes, a pobreza, as serpentes venenosas, as pragas e parasitas, as aves de rapina, a seca e infertilidade. Arimã era auxiliado pelos demônios infernais.
...Conforme a crença persa, a alma é imortal e no fim dos tempos virá o salvador e todas as almas dos mortos ressuscitarão.
...Sendo assim, a religião persa era dualista, porque era uma doutrina que acreditava na existência de dois princípios inconciliáveis, neste caso o bem e o mal. Porém, por causa da dominação de outros povos as crenças se misturavam gerando peculiaridades de uma região para outra. Por isso, é correto dizer que o Zoroatrismo era a religião oficial.
...Outra característica desta religião é que não há templos e esculturas representando as duas divindades (Ormuz e Arimã).
NOTAS:
1 e 2- Imagens extraídas do livro: SOUZA, Osvaldo Rodrigues de. História Antiga e Medieval. Editora Ática: São Paulo, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário