segunda-feira, 31 de maio de 2010

Filme "A Música e o Silêncio"

....O filme alemão “A música e o silêncio” é de 1996 e teve como diretora a roteirista Caroline Link. No ano de 1998 foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro e recebeu prêmios nos Festivais de Tóquio, Vancouver e Chicago.


....A história gira em torno de Lara, interpretada por Tatiana Trieb (quando criança) e por Sylvie Testud (adolescência), uma menina que desde criança ajudava os seus pais que eram surdos na comunicação com as outras pessoas.
....Lara amadureceu cedo e fazia muitas coisas como atender ao telefone, ser intérprete durante as negociações com o banco (pedidos de empréstimo de dinheiro) e até mesmo participar das reuniões de seus pais com a sua professora na escola. Neste ponto a diretora trás como aspecto a esperteza da Lara criança que se aproveitava da falta de conhecimento da sociedade, quanto a Língua de sinais, para não traduzir corretamente as criticas e os alertas da professora em relação aos seus estudos.

Lara e o pai

....O interessante é sentir a preocupação do pai surdo quando a sua filha começa a se interessar pela música. No Natal Lara ganha de sua tia um clarinete. A influência de Clarissa (tia – irmã de seu pai) sobre a menina é clara. Enquanto Martín (pai de Lara interpretado por Howie Seago) relutava para aceitar a opção da filha pela música, sua mãe Kai (interpretada por Emmanuelle Laborit) era mais compreensiva. Tanto que quando Lara decide ir estudar música em outra cidade a mãe confessa que quando criança acreditava que todas as pessoas podiam cantar como pássaros.
....“A música e o silêncio” trata este conflito de aceitação entre as diferenças com delicadeza. Ao longo do filme os detalhes são bem explorados seja nos diálogos entre os atores, nos olhares entre os personagens, nas brincadeiras e interação entre a família e nas expressões durante as discussões.
....Acredito que Martín (pai) não era egoísta como pode parecer na primeira interpretação, mas sim um pai preocupado em perder a atenção e o carinho de sua filha que desde criança sempre foi muito engajada nas relações familiares. Na idéia de Martín foi por causa da música que sua irmã Clarissa se afastou dele, já que quando crianças eles eram muito próximos. O final do filme foi muito legal porque a reconciliação entre pai e filha ocorre, justamente, após ele assistir a apresentação dela para a banca examinadora da Escola de Música. Novamente o olhar e o diálogo foi intenso e emocionante.

Um comentário: