segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MACEDÔNIA ANTIGA

LOCALIZAÇÃO

ECONOMIA

Situava-se ao Norte da Grécia.

Aproximadamente no ano de 400 a.C. o Rei Arquelau (413-399 a.C.) transferiu a capital de Egas para Péla.

Eram pastores e agricultores.

Mesmo ficando numa região montanhosa os vales macedônios eram férteis, por isso eles conseguiam produzir, sobretudo, cevada, trigo e frutas. Além disso, criavam bois e cavalos.



O mapa mostra a localização da Macedônia Antiga

O REINADO DE FILIPE II (359 – 336 A.C.)

Foi durante o reinado de Filipe II que a Macedônia começou a sua caminhada rumo ao poderio macedônico.

Filipe II da Macedônia

Filipe II era um homem culto, habilidoso, ambicioso e um grande guerreiro. Essas características o fizeram alcançar a sua supremacia sob a Grécia. Filipe II estudou a arte da guerra com Pelópidas e Epaminondas em Tebas. Permaneceu lá durante 3 anos como refém e por consequência acabou conhecendo os costumes e cotidiano da civilização grega.

Quando retornou à Macedônia estabeleceu as bases de seu poder através de suas reformas. Dentre elas as mais importantes foram:

§ ESTAS REFORMAS CARACTERIZAM UM VERDADEIRO PLANO IMPERIALISTA

O objetivo era expandir o seu território até o Mar Egeu, dominar a Grécia e reconquistar a Ásia Menor (estava sob possessão dos persas).

§ Melhorou o sistema monetário;

§ Reorganizou o exército;

§ Criou a chamada falange macedônica, que consistia numa frente da infantaria protegida por escudos e lanças;

§ Construiu um número razoável de navios de guerra.

No local onde ocorreu a Batalha da Queroméia foi construído um monumento de um leão sentado para homenagear e representar a coragem com que os gregos mortos em batalha enfrentaram os macedônios.

Monumento construído para lembrar a coragem dos guerreiros gregos mortos na Batalha de Queroméia.[1]

O REINADO DE ALEXANDRE MAGNO (336 – 323 A.C.)

Após a morte de seu pai Filipe II, quem assumiu o poder foi Alexandre Magno, muito conhecido como Alexandre O Grande.

Alexandre Magno subiu ao trono aos 20 anos de idade.[2]

Alexandre foi educado pelo filósofo grego Aristóteles. Ele valorizava a literatura, principalmente, a obra Ilíada.

Alexandre junto com o filósofo Aristóteles.

Depois que Filipe II faleceu os gregos tentaram reerguer o Império Grego. Entretanto, Alexandre Magno invadiu a Grécia e os derrotou. Neste episódio a cidade de Tebas foi destruída e aqueles que sobreviveram foram escravizados. Obviamente, Alexandre foi aclamado General dos Helenos.[3] Com este rei a Macedônia alcançou o ápice de sua expansão territorial. Vejamos a seqüência de conquistas de Alexandre, o Grande:

Þ

334 a.C. atravessou o Helesponto e desembarcou na Ásia. Como tinha poucos navios sua primeira estratégia foi conquistar logo o litoral;

Þ

Conquistou a Síria;

Þ

Conquistou Tiro (cidade Fenícia). Os fenícios conseguiram resistir pó 8 meses, mas o esforço não foi o bastante para derrotar o poderoso exército de Alexandre;

Þ

Conquistou Jerusalém sem resistência nenhuma (cidade da Palestina);

Þ

Conquistou Gaza. Apesar de ter encontrado uma forte resistência dos filisteus alcançou o seu objetivo de dominação;

Þ

333 a.C. aconteceu a Batalha de Isso na qual Alexandre venceu o forte exército persa. Porém, como o Rei Dario III fugiu não houve a dominação dos persas e sim a vitória do confronto;

Þ

332 a.C. os macedônios foram recebidos com receptividade no Egito. Isso porque os egípcios eram contra os persas e sabiam que Alexandre queria conquistá-los. Além de visitar Mênfis e ser cumprimentado como filho do deus Ámon, Alexandre fundou no Egito a cidade de Alexandria, que ficou famosa pela imensa biblioteca;

Þ

331 a.C. ocorreu a Batalha de Arbela (antiga cidade dos assírios) em que, desta vez, derrotou os persas. Apesar do rei Dario III ter fugido novamente, ele foi morto no caminho pelo sátrapa Besso;

Þ

Conquistou Bactriana (Ásia Menor);

Þ

Conquistou Sogdiana (Ásia Menor);;

Þ

327 a.C. foi com seu exército rumo à Índia aonde chegou a derrotar o Rei Poro em Pendjab, mas o cansaço dos soldados os fez voltar para o Ocidente.

Confira no mapa abaixo a extensão territorial do Império Macedônico[4]:

Alexandre respeitava as religiões, os costumes e algumas vezes a forma de administração dos povos que conquistava. Diversas vezes em suas campanhas militares levou estudiosos que analisavam as regiões conquistadas. Fundou muitas cidades sendo que 16 delas receberam o nome de Alexandria.

Esta gloriosa e breve história de conquistas chegou ao fim com a morte de Alexandre Magno, em 323 a.C., na Babilônia, vítima de um forte febre.

A DIVISÃO DO IMPÉRIO MACEDÔNICO

Alexandre não deixou um sucessor em condições de assumir o trono e por isso o ocorreram disputas entre os diádocos, que era como se chamava os generais que queriam suceder Alexandre Magno. Como resultado destas brigas o reino foi dividido entre três generais macedônicos:

§ Seleuco possuía a Pérsia, Mesopotâmia e Síria;

§ Lisímaco ficou com as regiões da Ásia Menor e a Trácia;

§ Cassandro recebeu a Macedônia e a Grécia.

OUTROS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES

Þ

Por volta de 200 a.C. os macedônios conquistaram as cidades romanas de Rodes e Pérgamo;

Þ

197 a.C. Roma derrotou Filipe V (221-179 a.C.) e retomou o poder de seus domínios;

Þ

168 a 146 a.C. a Macedônia foi anexada a Roma e se tornou foi denominada como Província da Macedônia.

Na Idade Média, em 1371, os turcos-otomanos dominaram a região. Somente em 1864 a Macedônia foi dividida pelo Império Otomano em três províncias: Salónica, Monastir e Kosovo.

Durante o periodo entre guerras (1918-1939) a Macedónia se tornou parte dos territórios dos sérvios, croatas e esloveneos.




NOTAS:

[1] Imagem extraída do livro: SOUZA, Osvaldo Rodrigues de. História Antiga e Medieval. São Paulo: Editora Ática, 1993. p.70.

[2] Imagem extraída do livro: STOCKLER, Maria Luiza S. FILHO, Milton Benedicto B. História Antiga e medieval. São paulo: Editora Scipione, 1991. p.61.

[3] Helenismo é a denominação dada para o resultado da mistura entre a cultura grega e a cultura oriental.

[4] Ibidem. Esta imagem foi alterada.

8 comentários:

  1. esse site e um lixo nem tem conteudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um máximo esse povo que faz críticas construtivas! Lixo é seu cérebro de merda... monte de estrume humano! Mi mi mi mal educado... Então, gostou agora???? Melhorei o conteúdo Sr. Dejeto???

      Excluir
    2. haha
      Mas vc gostou daqui hein, tanto que voltou depois de quase 3 anos!
      hahaha valeu por me fazer rir!

      Excluir
  2. Gostei bastante do site,me ajudou MT

    ResponderExcluir
  3. adorei a oportunidade de poder ler. cada vez que a pessoa lê, aprende mais um pouco. eu gosto da leitura que instrui. estou grata por essa oportunidade.

    ResponderExcluir