quarta-feira, 11 de maio de 2011

Morre de Morte Matada Osama Bin Laden!?

Em 11 de setembro de 2001 o mundo presenciou o maior ataque terrorista já executado nos últimos tempos. Além de demonstrar a fragilidade dos EUA, tamanha ousadia popularizou o nome do milionário saudita Usamah Bin Muhammad Bin Àwad Bin Landi ou simplesmente Osama Bin Laden e de sua rede terrorista Al-Qaeda.

Osama Bin Laden nasceu em 1957 na Arábia Saudita e em sua juventude, quando residia no Líbano, teria tido uma vida luxuosa e entregue aos prazeres. Quando retornou para a Arábia Saudita começou a estudar engenharia e frequentar cursos religiosos. Por sua vez, foi nestes cursos que conheceu a figura de Abdullah Azzam que foi um dos idealizadores da Al-Qaeda. Através da influência de Azzam o terrorista Bin Laden entrou em contato com mulçumanos que resistiam contra a invasão soviética no Afeganistão. Foi esta mistura perigosa da religião com ideais da luta armada que resultaram neste fanatismo que chamam de guerrilha religiosa contra o imperialismo estado-unidense.

Figura Osama : www.fmgranderio.com.br

Bin Laden possuia o dinheiro necessário para investir nas causas que defendia. Ele organizou campos de treinamentos militares para homens que tivessem os mesmos ideais. Com a criação destes campos surgiu a organização fundamentalista da Al-Qaeda (pode ser traduzida como “a base”).

Os atentados de 11 de setembro constituíram numa ação organizada pela rede terrorista da Al-Qaeda contra os EUA. Na manhã da data supracitada quatro aviões de voos comerciais foram sequestrados e lançados com todos os passageiros em pontos politicamente e economicamente estratégicos.

O primeiro ponto de ataque foram as Torres Gêmeas que faziam parte do complexo chamado de World Trade Center localizado na cidade de Nova Iorque. Estes dois prédios tinham uma importância muito grande por abrigar escritórios de 400 empresas com representação mundial de mais de 20 países diferentes. Atingir este ponto representou “desafiar” diferentes países. Por conta disto, pensando no âmbito politico foi praticamente impossível manter-se neutro neste episódio.


Na manhã do dia 11 de Setembro Nova Iorque e depois o mundo parou ao ver o primeiro avião colidir com uma das torres e minutos depois o outro avião bater na segunda torre. O saldo de mortos que estavam nos aviões foi de 157 passageiros sem contabilizar o número de pessoas que estavam trabalhando nos prédios e bombeiros que faziam o resgate após a colisão.

Diante de uma visão agoniante todos meios de comunicação registravam o acontecido. Talvez a imagem mais chocante tenha sido ver o desespero de algumas pessoas se atirando dos últimos andares das torres numa tentativa de não morrerem sufocadas com fumaça do incêndio. Após a tragédia o prefeito de Nova Iorque na época, Rudolph Giuliani, dizia que era “preciso rezar pelas vítimas”. (Revista Época; 17 de setembro de 2001. p.82).

As imagens mostram as duas torres em chamas e o trabalho dos bombeiros após o desmoronamento dos dois prédios.

Um dos alvos mais surpreendentes ocorreu contra o prédio do Pentágono no estado da Vírginia. O local é a sede do Departamento de Defesa dos EUA onde funcionam os gabinetes do exército estado-unidense. Resumidamente, o Pentágono é o coração e o cérebro do exército dos EUA. Este foi criado pelo presidente Roosevelt (1933-45) próximo ao fim da I Guerra Mundial, lá foram reunidosos departamentos que estavam espalhados em 17 prédiios. O objetivo foi reunir as equipes de segurança e ataque que trabalhavam para derrotar o Eixo (formado pela Alemanha, Itália e Japão).



Vista aérea do Pentágono

Um avião da empresa American Airlines decolou de Washington com 64 pessoas a bordo colidiu no Pentágono pouco antes das 10h da manhã. Destruindo uma parte da sede e matando muitos funcionários do governo. Cerca de 130 funcionários perderam as vidas neste atentado.



Foto do Pentágono após a colisão do avião.

O quarto avião foi sequestrado e caiu numa área de campo no sul do estado da Pensilvânia nos EUA. Neste caso os passageiros tentaram retomar o controle do voo, mas obtiveram sucesso e na queda 45 pessoas morreram. Ao total os atentados de 11 de Setembro vitimaram quase 3 mil pessoas.

O mundo ainda estava em choque quando iniciou uma mobilização militar nos EUA com o apoio dos países aliados da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) dentre os quais fazem parte Alemanha, Bélgica, Itália, França, Canadá, Reino Unido, República Tcheca, Dinamarca, Portugal e Espanha. Este foi o início da Guerra ao Terror tendo como primeira ação a invasão no Afeganistão para tentar destruir com o Talibã (movimento fundamentalista islâmico que se propagou no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão), já que este estava supostamente dando guarida a terroristas da Al-Qaeda.

Muito dinheiro e vidas foram perdidas nesta guerra. Enquanto Osama defendia a idéia de que o 11 de Setembro era a reação contra o imperialismo dos EUA o presidente George W. Bush (2001-2009) discursava a favor da guerra contra o terrorismo. Apesar de sabermos o interesse dos estados-unidenses pelo poderio do petróleo.

Os terroristas creem no que chamam de guerra santa e nos resultados que esta ação lhes proporcionará, neste caso a fé está na ida para o paraíso e na quantidade de virgens que lhes aguarda. Graças a interpretações distorcidas do Alcorão (livro sagrado para os islâmicos) somado a um fanatismo político-religioso o mundo acompanhou no 11 de setembro o que esta perigosa miscelânea pode resultar.

Quase dez anos depois do acontecido no início deste mês (02 de maio) foi anunciado pelo presidente dos EUA a morte do terrorista Bin Laden. Ironicamente, no período das eleições presidenciais de 2008 alguns jornais de linha republicana faziam um trocadilho entre os nomes de Obama e Osama. Contudo, foi justamente este negro com nome de rima perigosa que entregou o troféu que tanto os estados-unidenses queriam.

Será!? Este é o questionamento que muitos ainda se fazem!

Exemplo das imagens vinculadas durante as eleições de 2008.

Violência, necessária ou não, gera mais violência. O que se sabe é que o terrorismo não acabou e veremos futuramente mais ataques em represália.

Charges Engraçadas e Relacionadas:


Site: www.pomponeta.arteblog.com.br



Site:chargesdodenny.blogspot.com/2009_04_01_archive.html








Site: www.blog0news.blogspot.com


Sites Consultados:

www.noticiaristico/ultimas-noticias/internacional/2011/05/02/cia-preve-represalia-de-aliados-da-al-qaeda-a-morte-de-bin-laden-e-redobra-vigilancia.jhtm

www.portalbrasil.net/reportagem_atentado_wtc.htm

www.brasilescola.com/historia/osama-bin-laden.htm

www.educacao.uol.com.br/historia/ult1704u15.jhtm

www.viceland.com/br/v1n5/htdocs/what-is-al-qaeda-183.php

revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/taliba-470320.shtml

www.blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/11-de-setembro-imagens-ineditas/


Revista Época. Edição de 17 de setembro de 2001.